sexta-feira, 20 de agosto de 2010

4 oficinas gratuitas!!


O projeto de montagem do espetáculo Ponto de Vista do grupo pessoense de dança ACena foi contemplado pelo FMC/2009 promovido pela FUNJOPE e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e teve o apoio da Fazendo Arte. Como contrapartida o grupo promoverá neste fim de semana 4 oficinas como contrapartida social para o público em geral.
As oficinas serão realizadas nos dias 21 e 22 (sábado e domingo) de agosto na sede do Centro Cultural Piollin (Rua Sizenando da Costa, s/n, Roger, ao lado da Bica) e serão ministradas pelas bailarinas e o diretor artístico do ACena.
O público alvo varia de acordo com cada curso, mantendo-se a premissa de que os participantes podem ser bailarinos, atores, estudantes, curiosos ou pessoas da comunidade interessadas em desenvolver algumas técnicas utilizadas no processo e a temática representada no espetáculo.
As oficinas serão gratuitas. Em anexo consta o currículos dos ministrantes, a descrição de cada oficina e seus objetivos. Pede-se aos interessados comparecerem trajando roupas leves e, caso achem necessário um lanche leve para os intervalos.
As oficinas serão as seguintes:

Movimento Criativo – criação do movimento dos corpos
Ministrantes: Ali Cagliani e Laís Luah
Público alvo: 4 a 6 anos
Data: 21 e 22 de agosto (sábado e domingo)
Horário: 15h a 17h
Descrição: A Oficina de Movimento Criativo pretende abordar os fatores de movimento (peso, tempo, espaço e fluência) da metodologia criada pelo pesquisador e coreógrafo Rudolf Laban. Propondo uma técnica de aprendizado da dança que enfatiza a expressão, a espontaneidade e a criatividade. Os alunos poderão, vivenciar seus próprios repertórios fazendo escolhas pessoais para improvisar e criar.
Através da percepção, da experimentação e da análise o participante terá diferentes pontos de vista do texto ou daquilo que estiver interpretando e/ou criando.
Objetivos: A Oficina
busca trazer aos participantes ferramentas que auxiliem na análise das atitudes corporais, que acarretem em um maior conhecimento do seu corpo. O movimento, portanto, é ativado e expresso com diferentes qualidades de esforço e variável a partir dos fatores internos.

Tecido Acrobático – o corpo no ar
Ministrante: Nana Vianna
Público alvo: 7 a 16 anos
Data: 22 de agosto (domingo)
Horário: 8h a 12h
Descrição: O tecido acrobático surgiu na França por volta da década de 50 sendo uma variação do uso de duas cordas indianas com a diferença de ser mais macio e suave para execução de movimentos acrobáticos realizados no ar, formando figuras com os tecidos e o corpo humano.
Objetivos: A oficina oportuniza as pessoas a vivenciarem movimentos aéreos e acrobáticos dentro do seu potencial criativo. Trabalhando força, agilidade, concentração, flexibilidade, equilíbrio.

Contato Improvisação – interações entre corpos
Ministrantes: Bia Cagliani e Izabella Aranha
Público alvo: a partir dos 16 anos (domingo)
Data: 22 de agosto
Horário: 14h a 18h
Descrição: O Contato Improvisação é uma técnica corporal que propõe um diálogo físico por meio da troca de peso e do contato que possibilita uma profunda percepção de si mesmo e do outro. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado. E dentre os principais conteúdos estudados estão o domínio e compreensão do peso, pressão e tração, fricção, o toque e a condução, além de quedas e suspensões. Baseia-se no toque e na expansão das percepções como base para o desenvolvimento de um diálogo físico, profundo e espontâneo. Seu foco está no aumento de possibilidades do sentido do tato como orientador do movimento, facilitador da entrega e potencializador de níveis mais sutis de comunicação não-verbal. Isso requer que você reconheça a identidade e integridade do outro, a partir da "escuta corporal". É certo que todos temos um corpo, mas temos limitada consciência dele. Uma das premissas básicas do Contato Improvisação é: "Qualquer corpo pode dançar". Com essa técnica aprendemos que não há corpo que não tenha suas limitações, mas elas não serão impedimento para a dança, posto que a dança no Contato Improvisação, não se foca na habilidade, força ou flexibilidade de um corpo, mas na qualidade da escuta num dueto. Trata-se de uma dança social. Onde escutar seu corpo é a essência da dança.
Objetivos: Como não há a obrigatoriedade de um conhecimento prévio de alguma técnica de dança (ou de teatro), qualquer pessoa interessada está apta a experimentar este diálogo com o outro. De modo a estabelecer a comunicação sem a fala, os participantes poderão desenvolver uma noção maior das suas ações sobre o outro e inserido num todo. O principal objetivo da oficina é despertar esta consciência, contribuindo com elementos de percepção da inserção e influência do participante na sociedade em que vive. Provocando um estado de alerta num público-alvo que começou a perder, nos últimos anos, a idéia de conseqüência dos seus atos, porém, paradoxalmente, ainda anseia em deixar sua marca no mundo.

Práticas Corporais Alternativas – o indivíduo na sociedade
Ministrante: Canízio Vitório
Público alvo: a partir dos 40 anos
Data: 22 de agosto (domingo)
Horário: 8h a 12h
Descrição: Portanto, reconhecendo o envelhecimento como um processo dinâmico e progressivo de modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas resolve reafirmar a identidade pessoal de cada sujeito, a partir dos movimentos expressivos, fazendo-o reconhecer-se no que sempre foi sua continuidade, e nas suas possibilidades de vir a ser. Faz isso revitalizando os sentidos, fortalecendo a tonicidade muscular, ampliando a expressividade, encorajando novas amizades e favorecendo a ocupação do tempo em prol de si mesmo, para superar as angústias, incertezas, inseguranças e medos.

Objetivos: As atividades desenvolvidas durante o workshop visam à promoção de autonomia corporal através da realização de exercícios físicos aplicados de modo convencional, constituída de maneira, às vezes, lúdica e de referencia na vida cotidiana. As atividades são fundamentadas numa perspectiva biopsicossocial enquanto existentes e inerentes ao movimento humano. Estas práticas corporais estão co-substanciadas na fusão de técnicas alternativas, tais como, bioenergética, movimento consciente, eutonia e jogos lúdicos de coletividade. Tendo como objetivo geral ajudar a devolver ao corpo do adulto e do idoso, sua função de lugar fundamental de prazer, e elevar o grau de intensidade vivencial, aprofundando a vitalidade e a afetividade, e assim, cuidar da saúde comunitária do público alvo.

Há apenas 20 vagas em cada um dos cursos!!

Maiores informações e reservas:
3512-8860
9984-1176

Nenhum comentário:

Postar um comentário